A Diástase dos músculos abdominais e sua influência no aspecto do Abdome

Tempo de leitura: 1 minuto

O papel do reposicionamento da musculatura na abdominoplastia.

O abdome é composto por um conjunto de músculos que definem sua forma. Alterações nessa musculatura mudam o aspecto do abdome, aumentando a flacidez e projetando o abdome para frente.

Gestação, alterações de peso e envelhecimento são os principais fatores que levam às mudanças no abdome. A musculatura mais superficial do abdome, os músculos reto abdominal e oblíquo externo, são abordados na cirurgia.

O reto abdominal, músculo central, , tem duas partes que ficam afastadas (diástase) e flácidas com o tempo. Estas alterações levam a projeção do abdome para a frente.

Os músculos laterais superficiais, chamados oblíquos externos, também podem ter uma flacidez excessiva, levando a um abdome mais projetado nas laterais e arredondado.

Na abdominoplastia, seja ela clássica ou mini, o cirurgião plástico realiza a plicatura da musculatura, ou seja, uma sutura que aproxima estes músculos e reposiciona os mesmos a fim de devolver abdome o contorno perdido.

Uma vez tendo reposicionado a musculatura, a retirada do excesso de pele e a plástica do umbigo complementam a cirurgia, atingindo o objetivo de um abdome com contorno adequado, sem excessos ou flacidez.

A indicação do tipo correto de abdominoplastia e quais modificações devem ser realizadas na pele e musculatura são fundamentais para o resultado esperado. Na sua consulta pré-operatória, cada passo da cirurgia será explicado e todas as suas dúvidas serão esclarecidas.

cirurgião plástico abdominoplastia abdome