Tempo de leitura: 2 minutos
Por que meu abdome mudou tanto após a gestação?
A gestação leva a distensão do abdome, principalmente no ultimo trimestre. Após o nascimento do bebê e a recuperação da mãe, o abdome normalmente fica flácido e projetado. Condição semelhante ocorre após grandes perdas de peso.
Porque isso ocorre? Como se faz para o abdome voltar ao normal?
Dois fatores principais são os responsáveis pela mudança no aspecto do abdome: a pele e a musculatura. A pele é um órgão com grande elasticidade e capacidade de acomodação.
Durantea gestação, é fundamental que a mulher cuide da pele, mantendo a hidratação adequada e evitando ganho de peso acima do normal.
A retração da pele após a gestação depende da idade da paciente, tipo de pele, atividade física, alimentação e alterações ocorridas durante a gestação, como estrias, por exemplo.
Os músculos abdominais sofrem um estiramento com o crescimento do útero, levando a um afastamento da musculatura na parte mais central, o qual é responsável pela projeção abdominal após o nascimento do bebê. Esta condição é chamada diástase dos músculos reto abdominais.
Quais são os fatores que mais contribuem para a ocorrência da diástase da musculatura abdominal?
- Gestação após os 35 anos
- Gestação de gêmeos
- Bebê com tamanho acima da média
- Múltiplas gestações
Como é possível saber se tenho diástase?
A consulta médica é indispensável para o diagnóstico desta condição. Em casa, é possível fazer uma manobra:
- Deite-se no chão e flexione o tronco a 45 graus (como se estivesse fazendo um abdominal);
- Apertando a parte central do abdome é possível verificar se há um distanciamento dos músculos.
Qual o tratamento para diástase abdominal?
A realização de exercícios físicos antes, durante e depois da gestação, certamente ajuda na prevenção e tratamento deste estiramento muscular.
Nos casos onde a diástase é muito evidente, pode ser necessária cirurgia para sua correção. Pacientes candidatas à abdominoplastia, normalmente tem indicação de realizar a plicatura da musculatura, ou seja, uma sutura especifica para corrigir as alterações causadas pela gestação.
A correção destas condições melhora o contorno abdominal e devolve a auto-estima perdida com as mudanças do corpo ocorridas na gestação. Na consulta médica, é possível esclarecer suas dúvidas e planejar individualmente a sua cirurgia.