A correção das bolsas de gordura sem excesso de pele.
A blefaroplastia, cirurgia plástica das pálpebras, é a quarta cirurgia plástica mais realizada no mundo. Tem como objetivo a retirada do excesso de pele e tratamento das bolsas de gordura para obtenção de um olhar mais jovem.
A correção da pálpebra inferior pode ser feita com dois tipos de acesso: cutâneo (pele) e transconjuntival. Quando o objetivo é a retirada do excesso de pele, é realizada a incisão na pele abaixo dos cílios. A cicatriz fica bem posicionada e tem evolução favorável.
Em pacientes jovens, que possuem olheiras por excesso de bolsas de gordura e não tem excesso de pele, é indicada a blefaroplastia transconjuntival. Uma incisão na parte interna da pálpebra permite o tratamento das bolsas de gordura sem causar qualquer lesão na pele.
A preservação da integridade do olho é fundamental. São utilizados protetores esclerais: lentes de contato de acrílico que isolam o olho da pálpebra; e pomadas lubrificantes: substâncias que lubrificam o olho e evitam o ressecamento da córnea.
Não há idade correta para a cirurgia das pálpebras. Desde que haja indicação, a blefaroplastia pode ser realizada em adultos jovens e idosos. O cirurgião plástico vai discutir as alterações das pálpebras e planejar a melhor técnica cirúrgica para o seu caso.