Abdominoplastia em âncora

A abdominoplastia em âncora remove o excesso de pele e gordura da região abdominal, melhorando o contorno corporal.
Abdominoplastia em âncora Abdome Dr. Felipe Zampieri Cirurgião Plástico

Abdominoplastia em âncora: o que é e como funciona?

A abdominoplastia em âncora é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo melhorar o contorno corporal ao remover o excesso de pele e gordura da região abdominal e lombar, bem como corrigir a frouxidão muscular. A cirurgia é realizada através de uma incisão que tem formato de âncora, sendo indicada para pacientes com grandes variações de peso e excesso de pele na região do abdômen. O objetivo desta cirurgia plástica é corrigir o excesso de pele das porções lateral e central do abdome e frouxidão da musculatura, geralmente decorrentes de grandes variações de peso.

Indicação da Abdominoplastia em âncora

A abdominoplastia em âncora é indicada para pacientes com excesso de pele e flacidez muscular na região do abdômen, geralmente decorrentes de grandes variações de peso. Além disso, a cirurgia é recomendada para pacientes que desejam melhorar o contorno corporal e a aparência do abdômen, tendo em vista que a incisão em formato de âncora permite uma retirada maior de pele e gordura. De modo geral, é recomendada para pacientes com a pele do abdome de má qualidade, flácida e com grande excesso, necessitando de retirada na porção inferior e central, gerando uma cicatriz em formato de âncora. A musculatura também é reparada e um novo umbigo é confeccionado.

Cirurgia e recuperação

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar e tem duração média de 4 a 6 horas e é realizada no hospital, pois oferece maior segurança para os pacientes. O tempo de internação é de 12 a 24 horas. Durante o procedimento, o excesso de pele e gordura é removido e a musculatura é reparada. A incisão em formato de âncora permite que a cicatriz fique escondida sob as roupas íntimas.

A recuperação após a abdominoplastia em âncora é individual e depende do organismo de cada paciente. No entanto, em média, o tempo de internação é de 12 a 24 horas. Durante o pós-operatório, o paciente deve usar uma cinta abdominal por pelo menos 5 semanas para ajudar na recuperação e na acomodação dos tecidos. Além disso, é recomendado realizar sessões de drenagem linfática e ultrassom para acelerar o processo de cicatrização.

Pós-operatório

No pós-operatório da abdominoplastia em âncora, é comum que o paciente apresente inchaço e desconforto, mas esses sintomas tendem a diminuir ao longo das semanas. O dreno utilizado durante a cirurgia é retirado após alguns dias e as sessões de drenagem linfática e ultrassom ajudam na eliminação de líquidos e na recuperação. É importante seguir as recomendações do cirurgião plástico quanto às atividades físicas e às restrições alimentares. Além disso, o(a) paciente deve usar cinta abdominal por 5 semanas. O dreno ajuda na eliminação de líquidos e é retirado após alguns dias. Após a primeira semana, drenagem linfática e ultrassom são indicados para acelerar a recuperação e melhorar o resultado. Em 4 semanas é possível retornar às atividades habituais e, após 6 semanas, a atividade física é liberada.

Agende sua consulta

com o cirurgião plástico Dr. Felipe Zampieri

Você tem interesse no assunto

Abdominoplastia em âncora?

Então agende a sua consulta agora mesmo:

Sobre o cirurgião plástico Dr. Felipe Zampieri

Conheça um pouco mais sobre a formação e atividades acadêmicas do Dr. Felipe Zampieri:

  • Fellow em Reconstrução Mamária no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
  • Membro do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP)
  • Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
  • Saiba mais